![]() |
Mons. Wilson e rosa (especial para a história de sua vocação). Para mais fotos da celebração, clique aqui. |
"Irmãs e irmãos, sou muito grato por vocês terem vindo unir-vos aos meus sentimentos de gratidão a Deus, no 30º aniversário da minha ordenação sacerdotal.
Alegrai-vos e exultai comigo, tomai parte no meu júbilo, pois a mão do Senhor se manifestou em meu favor. Sim, o Senhor, sem mérito algum de minha parte, me escolheu para o ministério sacerdotal e nestes trinta anos, me sustentou com a força da sua graça, como meu rochedo, minha fortaleza, minha luz e minha salvação.
Sou grato a Deus porque abençoou o meu ministério, pondo-me a serviço da Sua Igreja, e dando-me os dons necessários para realizar as tarefas que me foram confiadas.
Renovo o propósito de continuar me esforçando para corresponder com generosidade a confiança que o Senhor depositou em mim, apaixonando-me cada vez mais por Jesus Cristo e pela Igreja, testemunhando que o sacerdócio é uma relação de amizade íntima com Jesus, que o serviço do presbítero é um serviço de amor à Igreja e à toda a humanidade.
Que, como disse o Papa [emérito] Bento XVI na homilia de encerramento do ano sacerdotal: 'O sacerdote faz o que nenhum ser humano pode fazer por si mesmo: pronunciar em nome de Cristo a palavra de absolvição dos nossos pecados, transformando assim, a partir de Deus, a situação de nossa vida. Pronuncia sobre as oferendas do pão e do vinho as palavras de ação de graças de Cristo, que são palavras que transforma a substância do pão e do vinho na substância do Corpo e do Sangue de Cristo, tornando-O presente, Ele mesmo, o Ressuscitado, transformando assim os elementos do mundo; são palavras que abrem o mundo a Deus e o unem a Ele.'
Portanto, continua o papa 'o sacerdócio não é um simples ofício, mas sim um sacramento: Deus se vale de um homem com suas limitações para estar, através d'Ele, presente entre os homens e atuar em seu favor. Esta audácia de Deus, que se abandona nas mãos dos seres humanos, que, embora conhecendo nossas debilidades, considera aos homens capazes de atuar e apresentar-se em seu lugar, esta audácia de Deus é realmente a maior grandeza que se oculta na palavra sacerdócio.'
Que a mão do Senhor continue se manifestando em meu favor, para que eu viva com coerência a minha fé e a minha vocação, e que jamais deseje outra coisa senão o bem de todos, que todos cresçam no conhecimento, acolhida e vivência da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja, na compreensão e participação ativa na Liturgia da Missa como celebração do Mistério Redentor de Jesus e da Eucaristia como a plenitude dos bens de Deus.
Agradeço a contribuição de cada um de vocês, que me ajuda a crescer em todos os sentidos: como pessoa humana, como filho de Deus, como padre... que me ajuda a apaixonar-me cada dia mais por Deus na Sua Trindade, a amar mais a Mãe Igreja, a amar mais meu ministério, a amar mais a vida.
O vosso amor, a vossa amizade, enche o meu coração de alegria. Obrigado!"
Após a Celebração Eucarística, familiares e amigos tiraram fotos e parabenizaram o aniversariante.
Aqui expressamos também nosso carinho e afeto, bem como nossas felicitações e agradecimento pelo excelente formador e exemplo de vida de Mons. Wilson Galiani para com toda a Comunidade de Formação São José - Seminário de Filosofia da Diocese de Umuarama (PR); Parabéns!