7 de agosto de 2013

O salmo das criancinhas

     No mês passado refletimos o Salmo dos Idosos; hoje dirigimos nossa reflexão para uma direção oposta e refletiremos sobre o Salmo das Criancinhas (Sl 8).
     Será que estas criaturinhas tão belas e mimosas já são capazes de rezar? Já no início, o salmo nos diz que “todo o universo criado por Deus, canta para louvar, bendizer e glorificar a Deus” (v. 2). É possível pensar que as criancinhas estão incluídas neste ‘todo o universo’, mas na verdade elas são mencionadas de modo muito claro e surpreendente no versículo seguinte: “Da boca das crianças e dos bebês vem a vós o perfeito louvor, que surpreende os ímpios e fecha a boca enganadora dos falsos profetas” (v. 3).
     Somos tentados a pensar que houve algum engano na tradução, pois é difícil acreditar que um bebê seja capaz de rezar. Mas, Jesus vem tirar de nós esta dúvida quando lemos no evangelho: “Os cegos e os aleijados foram ter com Jesus no pátio do Templo e ele os curou. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram os milagres que Jesus realizou e escutaram as crianças que gritavam: ‘Glória ao Filho de Davi!’. Por isso, indignados disseram a Jesus: ‘Acaso não ouves o que elas gritam?’ Jesus respondeu: ‘Claro que sim! Mas, não lestes na Bíblia estas palavras: ‘Da boca das crianças, e até das que ainda mamam, receberás o perfeito louvor?’ Sl 8, 3” (Mt 21, 14-16).
     Como é bom ter fé simples como a das crianças! Como é bom ter fé total em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo! Como é bom acreditar nas Suas palavras!
     Quando eu leio esta resposta de Jesus aos sumos sacerdotes e mestres da lei, eu sinto claramente o sarro que Jesus tira desses hipócritas, que não querem acreditar no que ouvem e vêm. Eles que, juntamente com os fariseus, viviam tentando pegar Jesus em algum engano.
     O salmista, diante da sabedoria e do poder de Deus, que se manifestam até na voz das criancinhas, olha maravilhado toda a criação do Senhor e exclama cheio de gratidão e admiração: “Contemplando o céu estrelado e a beleza das noites enluaradas, eu me pergunto: Que é o homem, o filho de Adão, para dele Deus se lembrar com tanto carinho e brindá-lo com tantas maravilhas?” (vv. 4 e 5).
     Este salmo nos faz ainda relembrar o grande amor de Jesus pelas criancinhas: “Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais. O Reino de Deus é para aqueles que se fizerem como elas; e eu vos asseguro que se não receberdes o Reino de Deus como uma criança, não entrareis nele. Então Jesus abraçou e abençoou os pequeninos” (Mc 10, 14-16).
     Meu último pensamento é para os pais: procurem cultivar a fé de seus filhos, pois em sua inocência eles serão a presença do próprio Deus em vossas casas.

Umuarama (PR), 03 de agosto de 2013.

Dom José Maria Maimone, SAC
1º Bispo da Diocese do Divino Espírito Santo de Umuarama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, comente e dê-nos seu parecer em relação a esta postagem!