28 de outubro de 2013

VII Encontro de Seminaristas e Formadores

Clique aqui para ver as outras fotos do encontro
     Em espírito de alegria, fraternidade e descontração, os seminaristas de todas as etapas de formação da Diocese de Umuarama, bem como os formadores, Pe. Clóvis Hernandes, Pe. Lailson Tomé de Lima e Pe. João Mendes Pereira Filho, reitores do Seminário Propedêutico, Filosofia e Teologia, respectivamente, e o bispo diocesano de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., reuniram-se na Casa de Formação Bom Pastor (Seminário Propedêutico da Diocese de Umuarama), no município de Umuarama (PR).
     Na sexta-feira (25) houve a celebração da Santa Missa com a oração das vésperas, e em seguida aconteceu o jantar e a confraternização, com jogos e roda de conversa.
     No dia seguinte, sábado (26), as atividades se iniciaram com a Celebração da Santa Missa. Ainda pela manhã, todos reuniram-se para momento formativo com bispo diocesano nas dependências do Centro Diocesano de Formação (CDF3). Dando continuidade à recreação, preparou-se um almoço, marcando assim, o encerramento do encontro.

22 de outubro de 2013

Há segredos que merecem ser revelados

Bem Aventurado João Paulo II, papa
Este é o segredo de um homem apaixonado por uma mulher, e que aprendeu com ela o caminho para tornar o mundo um lugar melhor.
Ela mostrou-lhe o valor da liberdade; e ele derrubou as paredes levantadas pelo ódio, aprendendo com ela que o amor não tem limites.
Ela ensinou-lhe a amar e a defender os direitos de todos. Ela lhe ensinou que a vida tem dignidade e foi uma voz que dizia: há sempre uma razão para viver, defender os idosos, os doentes e os nascituros; levantar a voz contra a tirania disfarçada de liberdade, porque a sua vontade era de paz.
Quando ele era jovem, ele perdeu seus entes queridos, mas ela estava sempre ao seu lado, mostrando-lhe como ser feliz, fazendo felizes os que o rodeavam.
Ela queria corações valentes, então ele nos disse: “não tenhais medo!”
Ele foi em busca da juventude do mundo e fomos vê-lo nas cidades onde nos chamava e recordamos dele no Rio de Janeiro, em julho de 2013.
Ele defendeu as mulheres e protegeu as famílias. Ele viu a verdade nos olhos das crianças e uma vez ele viu a morte ao seu lado; mas ela desviou a bala, salvando sua vida, e ele colocou sua vida em suas mãos levando-a para os cinco continentes. Ela lhe deu um grande coração e ele perdoou aqueles que atentaram contra sua vida.
Em uma mina aprendeu trabalhar e no teatro, sonhar. Ele amava o remo e esqui nas montanhas, mas teve que aprender a usar uma bengala e uma cadeira de rodas, mostrando-nos que é possível ser feliz em meio ao sofrimento.
Ele não podia falar na sua velhice, mas seu rosto já dizia tudo; muitos queriam que ele se aposentasse, mas ela o pediu que seguisse até o final, e abriu as portas para o terceiro milênio.
Ele acreditava que pudéssemos ser santos e provou isso por canonizar milhares.
Ela chorou por seus filhos e depois de 2000 anos ele pediu perdão. Porém ela pediu mais, e deu-lhe mais 50 novos motivos luminosos de esperança.
E ele visitou mais de 120 países e em sua última viagem foi vê-la, e milhões de pessoas foram dizer-lhe adeus.
Este e o segredo de um homem que aprendeu com sua Mãe a levar a cruz de Cristo. Ele aprendeu com a oração do Rosário.
Este era o segredo de João Paulo II. Este é o segredo de um santo. Ele confiou nela e mudou o mundo.

“Reze o rosário: mudar o mundo está em suas mãos!”


May Feelings 4 (adaptado)

1 de outubro de 2013

Salmo do Louvor Universal (Sl 148)

     Quando rezamos o Cântico das Criaturas, do profeta Daniel (Dn 3, 57-88), sentimos a alegria do louvor agradecido e o prazer de louvar a Deus.
     Penso que o louvor do salmo 148 é ainda mais abrangente e contém uma sabedoria maravilhosa. Ele trás à minha memória as palavras do Apocalipse: “Por isso, Deus Pai o exaltou, sobre tudo e sobre todos, e deu-lhe um nome mais sublime e mais importante, elevado acima de qualquer nome. Para que ao nome de Jesus Cristo se dobrem todos os joelhos no céu, na terra e nos abismos. E toda língua proclame, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor” (Ap 2, 9-11). Por isso ao rezar este salmo eu louvo a Trindade, pois o Espírito de Deus inspirou o salmista a louvar Deus de maneira profética através do Verbo encarnado, Jesus Cristo.
     O salmo começa convidando as criaturas das alturas celestes para louvar: anjos e todas as legiões celestiais; também, o sol, a lua, os astros e estrelas; e ainda, as águas que estão acima do firmamento e tudo o que existe na imensidão do espaço (Cfr. vv. 1 a 6).
     Depois, o pedido de louvar se dirige para as águas: as criaturas dos mares, os peixes e os monstros marinhos, as plantas e os corais dos fundos dos oceanos. (7). 
     O versículo 8 é surpreendente, pois convida ao louvor até fenômenos que, para nós, costumam ser indesejados: “Louvai ao Senhor, ó abismos, fogo e granizo, neve e cerração, tempestades e ventanias dóceis à sua Palavra”. 
     Depois o convite é dirigido à terra: montanhas e colinas, árvores frutíferas e silvestres; animais ferozes e domésticos, bichos que rasteja e pássaros que voam. “Venham louvar o Senhor todos os povos da terra, com seus líderes e governantes. Moças e rapazes, jovens e adultos, velhos e crianças, louvai o Senhor” (9-12). 
     Poe que glorificar a Deus? O v. 13 esclarece: “Por que, só Deus é digno de infinito louvor. Sua majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza todo o universo que ele criou”.
     E, no último versículo temos um convite pessoal: “Venham louvar a Deus todas as pessoas de boa vontade! Venha seu povo escolhido! Venham seus amigos mais queridos! Adorem e bendigam o Senhor! Glória a Deus! Aleluia!”.
     Amigos queridos de Deus, Não decepcionem o melhor Amigo!
     Eu penso que falta ainda um convite mais pessoal, e quero fazê-lo para mim e para ti: José, você que está refletindo, escrevendo e rezando este salmo tão lindo, adore o Senhor Deus com mais ardor e profundidade! Amigo(a) que estás lendo e refletindo comigo este salmo, louva e adora o Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

Dom José Maria Maimone, SAC
1º Bispo de Umuarama (PR)